INTERCÂMBIO CULTURAL: ENTENDA COMO EXPANDIR SUA VISÃO DE MUNDO!

6 oportunidades que os brasileiros perdem por não aprender inglês
6 de setembro de 2018

INTERCÂMBIO CULTURAL: ENTENDA COMO EXPANDIR SUA VISÃO DE MUNDO!

Uma nova cultura, um novo idioma e inúmeros aprendizados. O intercâmbio cultural possibilita a troca de experiências entre duas nacionalidades que carregam diferentes visões de mundo.

Esses programas promovem a vivência e a imersão no país visitado, para que o aluno conheça de perto quais são os costumes e aprimore cada vez mais o conhecimento em um segundo idioma.

Em um intercâmbio cultural, na maioria das vezes, o intercambista fica hospedado na casa de um nativo daquele país. Assim, a interação com as tradições e com o idioma local tornam-se mais frequentes, aumentando a bagagem cultural do estudante.

Se você quer saber quais são os motivos que tornam o intercâmbio cultural uma excelente escolha para a sua vida pessoal e profissional, continue a leitura!

PROMOVE O AUTOCONHECIMENTO

Conhecer a si mesmo, talvez, seja uma das maiores dificuldades do ser humano. Não é raro encontrarmos jovens indecisos quanto ao curso superior. Muitos deles não conseguem definir quais são suas ambições profissionais e pessoais.

Por isso, quando embarca rumo a um intercâmbio cultural e está disposto a conhecer a cultura e a rotina de pessoas com costumes diferentes dos seus, você se conhece melhor. Afinal, viverá uma realidade totalmente diferente daquela a que estava acostumado.

Além disso, você aprende a ter mais confiança, seja para pedir uma informação e se comunicar no idioma do novo país ou mesmo para morar temporariamente com pessoas desconhecidas, distante da sua família.

Ter uma experiência como essa permite que você se desafie e encare as diferenças como um aspecto positivo e construtivo.

APERFEIÇOA O SEGUNDO IDIOMA

Pode ser que o principal motivo que leve muitos jovens a optarem por um intercâmbio seja o aperfeiçoamento do segundo idioma, já que o contato com nativos facilita no processo até a fluência. Então, quanto mais um estudante se comunicar na língua que deseja aprender, mais rápido será o aprendizado.

Como foi dito, o intercâmbio cultural oferece a possibilidade de morar com pessoas originárias do país escolhido. Com essa interação diária, o estudante tem contato frequente com a língua e aprende constantemente, tanto vocabulário como pronúncia. Por isso, essa oportunidade também é uma ótima opção para um “up” no idioma da nação que você estará visitando.

Além disso, sabemos que o domínio de dois idiomas ou mais é de grande importância para a carreira. Em grandes empresas, por exemplo, o profissional que tem conhecimento sobre uma segunda língua é valorizado e encarado como uma pessoa que respeita as diferenças culturais e tem uma visão ampla do mundo, além de preocupar-se em estar preparado para atuar em um mercado cada vez mais globalizado.

Assim, aprimorar o segundo idioma aprendendo na prática torna o estudo mais divertido e leve. Com o convívio diário entre nativos, você sentirá, aos poucos, o avanço de seu conhecimento da língua.

CRIA A EMPATIA COM O DESCONHECIDO

Tudo o que é novo pode gerar medo e desconfiança em um primeiro momento. No entanto, ao optar por um intercâmbio cultural, você conhecerá pessoas, costumes e lugares diferentes de sua realidade. Muitos, antes de viajar para outro país, sentem medo e insegurança de ir para um lugar desconhecido.

Por meio do intercâmbio é possível criar empatia com o desconhecido. Clima, alimentação, hospedagem e pessoas com quem terá contato são apenas alguns dos aspectos que causam insegurança em intercambistas.

Porém, ao retornar para o país de origem, o estudante geralmente volta com uma experiência positiva, sem receios sobre o aquilo que não conhece ou é diferente de sua rotina, aprendendo a lidar melhor com o inesperado e com as adversidades da vida.

MELHORA O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O intercâmbio permite que você faça amizade com pessoas de diferentes personalidades e culturas. Principalmente se o estudante ficar hospedado em uma casa de moradores do país, é necessário respeitar o espaço do outro e também as particularidades de cada um. Afinal, quando você é estrangeiro, precisa prestar atenção em costumes locais e adaptar-se a eles.

Por isso, o relacionamento interpessoal melhora após a experiência. Seja no ambiente familiar, entre amigos ou no local de trabalho, o estudante desenvolverá uma comunicação mais aberta e compreensiva com os outros.

Saber se comunicar com outros de forma agradável e clara é uma competência prestigiada no mercado de trabalho. Além disso, ajuda a lidar com situações difíceis, que é uma habilidade importante para a carreira a para a vida pessoal.

VISITA A LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

O intercambista conta com inúmeras opções de países ao fazer a escolha de seu destino. No intercâmbio, o aprendizado cultural é um aspecto essencial. Além de conhecer outras culturas, fazer amizades, aprofundar seu conhecimento em um segundo idioma, também é possível visitar lugares incríveis!

Todo país tem belezas naturais, prédios históricos, entre outras atrações. Ao passar um tempo fora o estudante tem a oportunidade de conhecer diversas regiões, que contam um pouco da história do local.

Em alguns casos, a família hospedeira sugere locais mais visitados por turistas ou, até mesmo, aqueles que não são tão famosos, mas que são ótimas opções para se conhecer. Muitas famílias também visitam os lugares turísticos com o intercambista ou fornecem instruções para o dia a dia no país.

O tempo que você programar para permanecer no país será um aspecto decisivo na hora de fazer as visitas. Afinal, durante o dia, o intercambista terá mais afazeres como cursos sobre o idioma ou alguma outra atividade.

Mas, mesmo com essas atividades, ainda é possível explorar o país e conhecer diversos pontos turísticos, desfrutar a gastronomia local e aprender mais sobre a cultura.

CONHECE PESSOAS NOVAS

Além de uma enorme experiência cultural, o estudante pode fazer amizades e conhecer pessoas novas. Se o intercambista viajar sozinho, as chances de se comunicar mais com pessoas desconhecidas são maiores, já que em alguns momentos é necessário pedir informações ou ajuda para alguma situação.

Mesmo após o retorno para o país de origem, é possível manter contato com os amigos que conheceu durante o intercâmbio.

O intercâmbio cultural oferece a oportunidade de aprimorar o conhecimento em novos idiomas, costumes e lugares. Além desses benefícios, muitos se sentem mais autoconfiantes e dispostos a encarar e aceitar o novo e o inusitado. Com um bom planejamento, é possível extrair o máximo dessa experiência enriquecedora e ampliar a sua visão de mundo!

Gostou da leitura? Compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam mais sobre o intercâmbio cultural!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *