toefl e ielts: 7 dicas para passar nos testes de proficiência

É universitário? 5 dicas para você organizar sua rotina de estudos
13 de agosto de 2018
6 oportunidades que os brasileiros perdem por não aprender inglês
6 de setembro de 2018

toefl e ielts: 7 dicas para passar nos testes de proficiência

Ao finalizar o curso de inglês, o estudante recebe um diploma de conclusão. Mas o que talvez você não saiba é que ele não é validado pelo Ministério da Educação (MEC) e não é reconhecido pela maioria das empresas e universidades estrangeiras.

Portanto, quem tem pretensões de trabalhar em uma multinacional ou estudar fora deve começar a se preparar para o toefl e ielts — certificados internacionais que comprovam o seu nível de conhecimento no idioma.

Test of English as a Foreign Language (TOEFL) consiste no teste de inglês como língua estrangeira e geralmente é requerido pelas universidades americanas e cursos de mestrado e doutorado no Brasil. Já o International English Language Testing System (IELTS) também mensura a proficiência do candidato no idioma, mas é comumente solicitado no mercado de trabalho.

O toefl é administrado pela Universidade de Cambridge e o ielts pelo British Council, ambos podem ser realizados pela internet, podendo ser repetidos em caso de reprovação. Para atestar a qualificação dos seus alunos, muitas escolas de inglês oferecem a oportunidade de fazer esses testes ao final do curso.

Os dois exames cobram as habilidades de escrita, compreensão oral, leitura e comunicação oral. Contudo, o toefl aborda o inglês americano, enquanto o ielts se baseia no inglês britânico.

Quer saber mais? Confira abaixo como se preparar para ser aprovado nessas avaliações!

1. Tenha uma rotina de estudos

Por mais que você já venha estudando inglês na escola, a preparação para os testes deve ser mais aprofundada e isso exige uma rotina de estudos.

Separe dias da semana, com horários determinados, para dedicar-se exclusivamente a esse processo, reservando um período para praticar cada habilidade. Não deixe tudo para a última hora, pois, dificilmente, conseguirá absorver todo o conteúdo exigido nas provas.

Quando nós estudamos em excesso, o nosso cérebro fica sobrecarregado, o que gera a sensação de cansaço e de que não estamos de fato aprendendo o conteúdo trabalhado. Levando isso em consideração, é importante ter um equilíbrio entre os momentos de estudo e relaxamento — o que é fundamental para renovar as suas energias e aumentar a disposição para continuar estudando.

2. Aposte em um curso preparatório

Se você tem dificuldade para se organizar e pouca disciplina para estudar sozinho, uma opção interessante é apostar em um curso preparatório que, normalmente, dura de um a dois semestres e visa aperfeiçoar as habilidades do candidato.

A vantagem desse tipo de curso é estudar com quem já passou por esse processo, além de ter acesso a simulados que o permitem testar o seu nível de conhecimento. Dessa forma, você pode identificar quais são os pontos fortes e fracos no seu desempenho e contar com a ajuda de um profissional qualificado para melhorar as suas eventuais deficiências de aprendizado.

3. Pratique muito o idioma

A compreensão e a fala estão entre as principais competências requeridas pelo toefl e ielts. Diante disso, aumentar a prática do idioma faz toda a diferença para fortalecer os seus níveis de entendimento e conversação em inglês. Por isso, leve o aprendizado para além dos livros e da sala de aula, procurando praticá-lo no seu dia a dia.

Reúna os seus amigos e colegas de curso para praticar inglês, interpretando músicas e diálogos e assistindo filmes e séries sem legendas. Também é possível ler livros, compartilhar histórias e, até mesmo, cozinhar em grupo, mantendo a conversação no idioma estrangeiro.

A tecnologia também é uma ótima aliada. Já pensou em criar um grupo no WhatsApp para conversar apenas em inglês? Outra alternativa é fazer uso dos aplicativos específicos para a aprendizagem da língua, como o Duolingo e o Learn English, que reforçam aquilo que você já aprendeu na escola.

4. Aprofunde-se na gramática

Muitos candidatos acabam voltando toda a sua atenção para o domínio do vocabulário e acabam negligenciando o estudo da gramática. Isso é um grande equívoco, uma vez que as avaliações de proficiência são técnicas por natureza, de modo que a parte gramatical é imprescindível para quem está em nível avançado. Sendo assim, estudá-la é fundamental.

Alguns dos principais conteúdos a serem estudados são:

  • tempos verbais;
  • prefixos;
  • sufixos;
  • conjunções;
  • grupos nominais.

Ao conhecer e saber como essas estruturas são aplicadas, as chances de você ser aprovado nos testes são bem maiores.

5. Faça simulados

Uma das melhores maneiras de se preparar para uma prova é fazendo os testes das edições anteriores. Por isso, é recomendável usar e abusar dos simulados. Com uma rápida busca na internet, você encontra as avaliações dos últimos anos. Inicialmente, resolva-as sem se preocupar com o tempo oficial do exame.

Conforme for evoluindo e pegar prática, comece a fazer simulações como se estivesse no dia da prova, monitorando e respeitando o tempo indicado em cada teste. Assim, você acelera o seu desempenho e adapta-se ao período estipulado para respondê-lo.

6. Domine a leitura e interpretação de texto

Boa parte dos testes de proficiência em inglês exige leitura e interpretação de texto. Dito isso, é crucial dominar essas competências. Para tanto, é preciso se jogar nos textos internacionais. De preferência, leia em voz alta para assimilar melhor o conteúdo.

Leia todos os tipos de textos em livros, jornais e revistas. Repita a leitura, pelo menos, três vezes e escreva aquilo que você entendeu sobre o que foi lido. Nessa etapa, é fundamental evitar a tradução, pois, nem sempre, as palavras e expressões em inglês têm o mesmo significado em português — aspecto que pode interferir na sua interpretação.

7. Treine a redação

Para a seção de escrita dos dois exames, o candidato deve produzir uma redação em inglês. No caso do toefl, será necessário elaborar uma redação após a leitura de um texto e uma segunda com tema livre.

Em se tratando do ielts, é feita a composição de um texto analítico e descritivo, com base em alguma informação visual, tabela, gráfico, diagrama ou mapa, e outro opinativo, discutindo uma questão atual.

Utilize os simulados para treinar a redação dos conteúdos, respeitando os modelos, números de palavras e o tempo de produção determinados em cada prova.

O toefl e ielts são indispensáveis para construir uma carreira de sucesso, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional. Com essas dicas, você potencializa os seus conhecimentos na língua inglesa e amplia as suas chances de ser aprovado nos testes.

Está pensando em fazer um curso preparatório para toefl e ielts? Entre em contato com o ICBEU e descubra como podemos lhe ajudar a obter esses certificados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *