AULAS INDIVIDUAIS DE INGLÊS: 5 VANTAGENS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO? PASSO A PASSO PARA O PROCESSO
25 de Abril de 2018
Homestay: o que você precisa saber sobre intercâmbio em casa de família
11 de Maio de 2018

AULAS INDIVIDUAIS DE INGLÊS: 5 VANTAGENS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Aprender a língua inglesa abre portas para o mercado de trabalho e para explorar novas culturas. Quanto mais cedo o seu filho começar a estudar, mais facilidade ele terá para dominar o idioma. Mas, com tantas opções de ensino disponíveis atualmente, muitos pais ficam em dúvida na hora de escolher entre um curso comum ou aulas individuais de inglês.

Para quem busca um aprendizado rápido e completo, as aulas particulares são a melhor opção. Afinal, essa modalidade de ensino é praticada com foco nas necessidades específicas do aluno. Sem falar que ele não precisará disputar atenção do professor com uma turma cheia de pessoas, o que torna a aula mais produtiva.

O professor particular de inglês prepara exercícios e atividades apropriadas ao perfil do aluno, levando em consideração o seu nível de conhecimento na língua, habilidades e preferências individuais. Em se tratando do público infantil e adolescente, por exemplo, o professor busca trazer referências desses universos para que as aulas sejam mais agradáveis, atrativas e estimulantes.

Mas os benefícios proporcionados pelas aulas individuais de inglês não param por aí. Quer saber mais sobre esse formato de ensino? Então continue lendo e confira!

1. ESTÍMULO MAIS FÁCIL À CONVERSAÇÃO

Geralmente, professor particular de inglês prepara aulas em forma de conversação, de modo a criar um ambiente de aprendizado que estimule o aluno a colocar em prática as suas competências de fala e escuta. Isso se dá por meio de atividades variadas, como contato com músicas, filmes, séries, vídeos, livros e desenhos animados.

Nas aulas lecionadas em grupo, a relação entre o professor e o aluno acaba sendo mais hierarquizada. Afinal, os professores têm que lidar com muitos estudantes ao mesmo tempo, gerando uma necessidade de se impor para manter a turma sob controle. No entanto, essa condição resulta em um relacionamento impessoal e distante entre o educador e os educandos.

Já nas aulas individuais, esse problema não acontece. O sucesso do professor está diretamente relacionado ao fato de o aluno conseguir assimilar os conteúdos e dominar o idioma. Logo, é crucial estabelecer uma relação pessoal entre ambos.

É dever do docente entender as necessidades e dificuldades do aluno que, por sua vez, precisa ter liberdade com o educador para que os dois participem de um processo de aprendizagem proveitoso. Assim, a relação se torna mais amigável durante a aula particular, estimulando a conversação sobre as aulas, em si, e demais temas.

2. HORÁRIOS FLEXÍVEIS

Ao matricular o seu filho em um curso de inglês, você terá, necessariamente, que se encaixar nos horários disponibilizados pela instituição de ensino. Já ao optar pelas aulas particulares, uma das principais vantagens é a possibilidade de o aluno determinar o seu próprio horário de ensino, podendo escolher os dias da semana e períodos que mais lhe convêm.

Também é possível montar a sua própria carga horária, definindo a quantidade de horas dedicadas para estudar inglês. Com isso, ganha-se flexibilidade — além de ser possível remanejar os horários. Se o aluno não estiver disponível em um dia de aula previamente agendada, pode-se cancelá-la e, posteriormente, optar pela reposição, por exemplo.

3. PERSONALIZAÇÃO DO CONTEÚDO PARA ADEQUÁ-LO AOS OBJETIVOS DO ALUNO

As aulas particulares de inglês são indicadas tanto para o público infantil quanto para os jovens, adultos e até para os idosos. Isso porque o segredo do seu sucesso está, justamente, no fato de elas se moldarem às características do aluno, levando em consideração a sua idade e nível de conhecimento do idioma.

Como dissemos, o professor dessa modalidade de ensino se atém aos fatores específicos de aprendizado — como compreensão oral, pronúncia e fluência — e está disposto a sanar as dúvidas e curiosidades pessoais do aluno.

Portanto, o conteúdo trabalhado em aula é pensado e personalizado de acordo com os objetivos a serem alcançados, bem como os pontos que necessitam de aprimoramento.

O professor dedica uma quantidade de horas maior para trabalhar um assunto em que o estudante tem dificuldade em comparação aos temas que ele assimila facilmente. Assim, respeita-se o ritmo de aprendizagem do aluno, considerando o seu nível diferenciado de conhecimento e habilidades individuais.

4. MAIS COMODIDADE

O local em que a aula é lecionada pode contribuir de forma positiva ou negativa para com o aprendizado de um novo idioma.

Diante dos transtornos e correria do dia a dia, ter de se deslocar até uma instituição de ensino para aprender inglês pode se tornar desestimulante para muitos alunos. Mas, com aulas particulares, é possível estudar no conforto do seu lar ou qualquer outro lugar indicado pelo estudante ou seus pais.

Sendo assim, o processo de aprendizagem se dá em um ambiente mais cômodo e agradável, independentemente de qual for o dia ou situação. E essa eliminação de fatores que possam gerar estresse deixa o aluno mais relaxado e disposto a assimilar os conteúdos trabalhados.

5. AUMENTO DA MOTIVAÇÃO

Como já dito, lecionando para um grupo grande de pessoas dentro da sala de aula, o professor tem que dividir a sua atenção com todos os alunos, mas nem sempre consegue tirar as dúvidas de todo mundo.

Isso acontece, principalmente, no caso de um discente tímido, que se envergonha de perguntar algo diante de toda a classe — problema que o impede de progredir e pode causar uma falta de motivação para continuar estudando inglês.

Já na aula individual, como o aluno tem uma relação direta com o professor, sem a presença de colegas, sua inibição diminui. Desse modo, ele pode solucionar todos os seus questionamentos, visto que tem a atenção do educador apenas para ele — fator preponderante para progredir e sentir cada vez mais curiosidade e vontade de conhecer o idioma.

Enfim, como pudemos acompanhar até aqui, as aulas individuais de inglês são ideais para quem busca receber um aprendizado mais direcionado e personalizado ao seu perfil, além de proporcionar um ensino mais rápido e completo.

Então, quer que o seu filho seja fluente em inglês por meio de um ensino eficiente e de qualidade? Entre em contato com o ICBEU e descubra o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *