Entenda como aulas presenciais favorecem o aprendizado de inglês

Literatura: 6 livros para aprender inglês com facilidade
21 de dezembro de 2017
Saiba como estimular o desenvolvimento infantil em 8 dicas
12 de Janeiro de 2018

Entenda como aulas presenciais favorecem o aprendizado de inglês

Com o avanço da tecnologia, muitos aspectos da nossa vida têm sofrido mudanças. O ensino é um deles, que vem se adaptando ao mundo virtual e ampliando as formas de aprendizagem para além das convencionais aulas presenciais. Graças à internet, é possível estudar inglês por videoaula, aplicativos e com outros recursos online.

É fato que a tecnologia pode ter suas vantagens. Mas será que o ambiente virtual é capaz de substituir o ensino presencial? Pois saiba que, mesmo com os atrativos da internet, faltam nesse espaço elementos fundamentais para aprender inglês.

Por isso, a melhor maneira ainda é estudar presencialmente, o que traz melhores resultados e um aprendizado mais consistente. Para entender melhor, confira, neste artigo, como as aulas presenciais favorecem o desempenho e a performance na língua inglesa.

INTERAÇÃO DURANTE AS AULAS PRESENCIAIS

Em tempos de tecnologia, como o que vivemos, a interação pessoal deve ser valorizada diante do excesso das interações virtuais. Principalmente para as crianças que passam muito tempo no celular ou no computador, essa convivência pessoal pode ser um momento maravilhoso.

Nesse sentido, a interação entre professor e aluno, bem como a interação entre os próprios alunos, é insubstituível. Com a presença do professor, as aulas ficam mais dinâmicas e divertidas, conquistando o interesse dos estudantes. Além disso, a socialização com os colegas gera amizades, possibilitando a troca de experiência e o compartilhamento de conhecimento.

Dessa forma, a interação ajuda no desenvolvimento pessoal e social do aluno, desperta seu interesse pelas aulas e conduz, assim, a uma aprendizagem mais eficaz.

A POSSIBILIDADE DE TIRAR DÚVIDAS EM TEMPO REAL

A facilidade para tirar dúvidas é muito maior nas aulas presenciais. O professor pode responder em tempo real e, assim, os alunos não ficam com dúvidas pendentes, as quais poderiam prejudicar a compreensão do conteúdo seguinte. Além de tirar as próprias dúvidas, ainda é possível aprender com os questionamentos dos colegas, gerando bons debates na aula.

Além disso, é possível fazer perguntas para o professor sobre outros assuntos que porventura estejam relacionados à aula. Por exemplo: questões relacionadas aos aspectos culturais dos Estados Unidos, a exames e provas de proficiência e a curiosidades da língua inglesa.

Tudo isso favorece o aprendizado e o rápido desenvolvimento do aluno, contribuindo para que ele conquiste o domínio do inglês.

PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS AULAS

Além de interagir socialmente e sanar rapidamente as dúvidas, é possível realizar dinâmicas, trabalhos ou atividades em equipe na sala de aula. Assim, a participação é muito mais ativa do que simplesmente receber as aulas online e estudar individualmente.

Esse estudo ativo contribui para aumentar a motivação e a concentração no estudo, evitando a dispersão devido ao uso do computador e a procrastinação, muito comum nas aulas virtuais.

A própria dinâmica da aula presencial exige maior atenção e foco para o que está sendo ensinado, para responder as perguntas do professor e para realizar as atividades propostas, gerando maior interesse e engajamento.

DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO PESSOAL

A comunicação feita pessoalmente é muito mais eficiente no aprendizado do idioma. Um dos maiores objetivos ao se estudar uma língua estrangeira é aprender a se comunicar. As aulas presenciais são fundamentais para isso, pois permitem realizar as conversações em inglês.

A comunicação vai muito além de apenas saber traduzir as palavras para a outra língua. Para que ela seja eficaz, devem ser levados em conta os gestos, a entonação, a pronúncia e demais aspectos da comunicação pessoal e não verbal. E, para que tudo isso seja possível, a presença física dos interlocutores é essencial.

Além disso, essa é uma ótima forma para perder a inibição de falar em outra língua, fator muito comum quando se aprende um novo idioma. Com a prática da conversação, o aluno adquire confiança para se expressar, conquistando mais rapidamente a fluência no inglês.

ACOMPANHAMENTO PRÓXIMO DO PROFESSOR

Outro benefício das aulas presenciais é o acompanhamento mais de perto que o aluno recebe, com um retorno sobre o progresso de sua aprendizagem.

O professor tem papel importante nesse processo, pois ele sabe identificar melhor os pontos fracos, as maiores dificuldades e os assuntos em que o aluno precisa melhorar. Com isso, é possível direcionar seus estudos, de modo que ele obtenha melhor rendimento e evolua mais rápido.

O professor também contribui para aumentar a motivação e a disciplina do estudante, oferece orientação sobre materiais de apoio e valoriza suas vitórias. Esse feedback direto e assertivo só é possível com o acompanhamento presencial do professor, que conhece no dia a dia sua trajetória.

INCENTIVO À FREQUÊNCIA

As aulas presenciais são um ótimo estímulo para garantir o compromisso com o curso. Quando se sabe que haverá um professor aguardando, uma aula preparada e outros alunos presentes, a tendência é não querer faltar.

E estar sempre presente nas aulas, ou ao menos manter uma boa frequência, é fundamental para melhorar o aprendizado do inglês. A prática regular e o contato constante com a língua é um dos fatores essenciais para entender e falar bem um idioma.

Desse modo, a língua começa a fazer parte do cotidiano do aluno, que passa a interiorizá-la de modo natural. Isso é fundamental para um aprendizado sólido, evitando que, em poucos dias, o estudante esqueça o que aprendeu.

ESTRUTURA OFERECIDA PELA ESCOLA

Outro fator que favorece o aprendizado são os benefícios que uma escola oferece, como as aulas de reforço, por exemplo. A escola pode, ainda, ter uma biblioteca com um bom acervo de livros em inglês, laboratórios de informática, salas de estudos e toda uma estrutura que ajude no aprendizado do idioma.

Além disso, as atividades e os eventos extracurriculares promovidos pela escola — como o Halloween e outras festas tradicionais norte-americanas — têm importante papel na formação do aluno.

Assim, com o curso presencial, é possível aprender muito além de um idioma, obtendo também um conhecimento rico e vasto sobre a cultura americana, as tradições e os costumes do país.

Como você pode ver, apesar de, hoje em dia, haver uma tendência aos métodos online, as aulas presenciais de inglês ainda contam com enormes vantagens por garantir um aprendizado sólido e eficiente. Se você ainda tem alguma dúvida sobre os cursos ou quer simplesmente conhecer melhor nossa escola, entre em contato para conversarmos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *