4359_Layout_website_icbeu_banner_projeto_social_01

ICBEU SOCIAL

A missão de promover consciência e integração por meio de projetos que contam com
o auxílio de professores voluntários e outros funcionários da equipe ICBEU
.

Programa Abraham Lincoln

Criado em 2009, o Programa Abraham Lincoln tem o propósito de tornar o estudo da língua inglesa mais acessível a adolescentes das escolas públicas de Belo Horizonte que possuem excelente desempenho escolar.

Além de aprenderem o idioma, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades extraclasses, podendo, assim, ampliar o conhecimento sobre valores culturais e democráticos, tanto brasileiros quanto americanos.

Os alunos recebem do ICBEU todos os materiais durante o curso além de quitação dos gastos com transporte e infraestrutura.

O programa já recebeu mais de 100 alunos que, durante 2 anos, tiveram 4 horas semanais de Inglês, terminando o curso com o Nível Intermediário.

English Access Microscholarship Program

O English Microschlarship ocorreu entre 2011 e 2012, em parceria com a Embaixada Americana dos Estados Unidos e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Durante o programa, 50 adolescentes de escolas públicas municipais e com faixa etária de 14 a 16 anos tiveram a oportunidade de mergulhar em uma experiência completa de aprendizado, estudando a língua inglesa e se familiarizando com os aspectos da cultura dos Estados Unidos.

T.T.C – Teacher Training Courses

 

O Teacher Training Courses consiste em um programa de treinamento e capacitação de professores desenvolvido em parceria com a Embaixada Americana, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Secretaria de Educação do Estado. O objetivo é a capacitação dos professores das redes públicas municipais e estaduais.

Com início no ano de 2004, a iniciativa beneficiou aproximadamente 300 professores das redes de ensino municipal e estadual. Esses professores foram indicados por diretores de escolas públicas de áreas periféricas de Belo Horizonte para o aperfeiçoamento do Inglês e das técnicas de ensino.

Projeto Social AMAGIS

Em parceria com a AMAGIS, o ICBEU desenvolveu, em 2007, um projeto social de ensino da Língua Inglesa que consistiu em ministrar aulas para crianças e adolescentes carentes do Núcleo de Arte e Cultura Desembargador Márcio Sollero (NAC), integrante do Núcleo de Trabalho e Integração Social (NUTRIS).

Para cada semestre, a coordenação pedagógica do NAC definiu um tema cultural de interesse das crianças e dos adolescentes. Esse tema foi trabalhado conjuntamente pelas oficinas de inglês, arte, cultura e esportes.

As aulas foram viabilizadas pelo trabalho voluntário de professores e alunos do ICBEU que, engajados na busca de um mundo melhor, disponibilizaram parte de seu tempo e conhecimento para levar parte da cultura americana às crianças e aos adolescentes NAC.

DEPOIMENTOS

Gabriela

GABRIELA MAJELLA PINTO

16 anos

Sempre sonhei em ir longe, conhecer o mundo, aprender línguas diferentes e não ficar somente no português, mas muitos destes sonhos pareciam fora da minha realidade até que o ICBEU me deu a oportunidade de conhecer professores de alto nível, e meu inglês melhorou bastante em um ambiente agradável junto com sua equipe de funcionários competentes. O ICBEU me fez pensar de uma maneira diferente, abrindo minha mente para um futuro melhor me dando a esperança de continuar almejando os meus sonhos.

Yago_v02

JONATHAN YAGO DE AQUINO GONÇALVES

17 anos

Eu estava no 9º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública de Belo Horizonte, quando fui escolhido pela professora de Inglês, por ser um bom aluno, para concorrer a uma bolsa de estudo integral da língua inglesa, que seria oferecida pelo ICBEU, através de um programa chamado Abraham Lincoln, de parceria do mesmo com a PBH. Felizmente, eu fui escolhido pelo ICBEU, entre os tantos alunos que concorriam a uma das 20 bolsas do programa.

Durante um período de quase dois anos, em que eu participei desse programa, eu aprendi muito, não só a língua inglesa, mas também várias outras coisas, pois os professores não se limitavam apenas a ensinar inglês, eles nos ajudavam a buscar um objetivo em nossas vidas e nos mostravam as diversas oportunidades que teríamos se nós levássemos a serio a já conquistada oportunidade de estar dentro daquele programa. E assim eu soube de alguns projetos entre o Brasil e os EUA, como os Jovens Embaixadores e outros. Nosso aprendizado não era apenas livro e aulas explicativas, tínhamos sempre aulas variadas, com métodos divertidos e inovadores que cada vez mais, despertavam o interesse sobre aquela língua.

Ao fim do programa, alguns alunos, foram mais uma vez agraciados por bolsas de estudos no ICBEU para que continuassem o aprendizado, e mais uma vez eu tive a sorte de estar entre esses alunos. Continuando assim a aumentar meu conhecimento e a descobrir novas oportunidades.

Enfim, só tenho a agradecer a toda equipe do ICBEU: os professores, os coordenadores, o pessoal da recepção, biblioteca e limpeza, todos que tem ou tiveram participação em um grande e importante processo de minha vida, o de aprendizagem constante.

Obrigado!

BOLSA DE ESTUDOS

Além dos programas sociais, o ICBEU disponibiliza bolsas de estudo, proporcionando aos alunos um percentual de até 100 % sobre os cursos regulares e ainda parcelar o restante do valor da mensalidade, deixando as parcelas das mensalidades ainda menores!

Se você tem interesse em solicitar uma bolsa de estudo, consulte o regulamento para bolsas e preencha o formulário, entregando-o junto com a sua documentação na secretaria do ICBEU, de segunda a sexta, das 9h às 20h ou aos sábados das 8h30 às 14h.