8 MOTIVOS PARA FAZER UM INTERCÂMBIO DE HIGH SCHOOL

Aplicativos para aprender inglês funcionam? Entenda mais sobre isso
26 de junho de 2018
Será que é possível aprender inglês sozinho? Descubra aqui!
6 de agosto de 2018

8 MOTIVOS PARA FAZER UM INTERCÂMBIO DE HIGH SCHOOL

Ajudar a melhorar o inglês, entrar em contato com uma nova cultura, ter uma visão mais ampla do mundo e tornar-se mais independente. Esses são apenas alguns dos benefícios que o intercâmbio de High School pode proporcionar ao seu filho.

Essa modalidade de intercâmbio consiste em uma experiência internacional, na qual o estudante cursa parte do Ensino Médio no exterior enquanto como um jovem nativo do país de destino e um cidadão do mundo.

Em vez de se dedicar apenas ao aprendizado de uma língua, como acontece nos intercâmbios de cursos de idiomas, ao fazer o High School é possível aprender História, Matemática, Geografia, Ciências e todas as outras disciplinas trabalhadas em uma escola local. O aluno também tem a oportunidade de escolher as suas matérias eletivas — como teatro, música, artes, esportes e culinária.

Tem interesse em mandar o seu filho para um intercâmbio de High School? Então confira abaixo as 8 melhores razões para você fazer esse investimento!

 

1. ÓTIMA FASE PARA APRENDER UM IDIOMA

Ao estudar inglês na vida adulta, a maioria das pessoas se depara com uma série de dificuldades como, por exemplo, a pronúncia e falta de tempo para se dedicar à aprendizagem. Já os adolescentes têm disponibilidade para mergulhar de cabeça nos estudos e, consequentemente, mais facilidade para aprender o idioma.

Mesmo que já tenha um inglês forte, fazer um intercâmbio High School é uma grande chance para que o estudante possa lapidar essa habilidade. Sem falar que o programa também motiva o desenvolvimento de outros aspectos do idioma, como a absorção de expressões, gírias e mais da cultura da região.

 

2. NOVOS LUGARES E CULTURAS PARA CONHECER

Uma das principais vantagens de cursar um período do Ensino Médio em outro país é a oportunidade de conhecer novos lugares e vivenciar uma cultura totalmente diferente daquela que o jovem está acostumado.

Nos finais de semana e feriados, por exemplo, o estudante pode aproveitar para conhecer detalhadamente a cidade em que está instalado e aumentar o seu repertório cultural.

Ampliar a visão de mundo é essencial, principalmente na fase da adolescência, o que possibilita que o jovem aprenda a respeitar as diferenças entre as pessoas, bem como valorizar a diversidade.

 

3. FACILIDADE EM FAZER AMIGOS E SE INTEGRAR COM A ESCOLA NA VOLTA

No geral, nós costumamos valorizar o aprimoramento das habilidades acadêmicas e deixamos de lado a importância do amadurecimento emocional. A partir dessa modalidade de intercâmbio, o adolescente vai ficar longe dos pais e familiares, questão que exige dele maior maturidade e força emocional — tanto para tomar decisões quanto para solucionar possíveis problemas.

Diante dessas circunstâncias, o seu filho pode adquirir mais responsabilidade e independência nas decisões. Tudo isso também reflete na facilidade para fazer novos amigos e se integrar com a escola quando retornar ao Brasil, uma vez que estará acostumado a socializar mais.

 

4. EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS

Certamente, ir para o exterior para estudar é uma experiência que o seu filho nunca mais vai esquecer. Afinal, trata-se de uma aventura cheia de aprendizados não só acadêmicos, mas também pessoais.

Desde aprender a ser virar sozinho até fazer amizades internacionais, essas são lembranças que podem influenciar positivamente na vida do jovem, já que farão com que ele seja mais independente e proativo.

 

5. CONTATO COM UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

Outro motivo para considerar matricular o seu filho em um intercâmbio de High School é o contato com uma educação avançada e diferenciada, já que os países da Europa e Estados Unidos seguem padrões educacionais mais modernos. A inscrição em um programa de intercâmbio viabiliza o estudo de conteúdos que comumente não são estudados no Brasil.

O aluno pode descobrir por meio da sua vivência no sistema de ensino do seu país de destino que essa é uma excelente maneira de conhecer e compreender as pessoas, seus costumes e tradições. Para tirar melhor proveito desse período, é fundamental escolher uma escola condizente com o seu perfil.

 

6. DESCOBERTA DE OUTROS INTERESSES

A convivência com colegas e professores nativos disponibiliza ao adolescente muitas atividades e novos interesses que, talvez, ele não descobriria se tivesse permanecido em casa.

Ele pode descobrir que tem um talento que ainda não sabia que tinha como, por exemplo, em algum esporte — seja esquiar na neve ou baseball — ou até mesmo no universo das artes.

Durante o intercâmbio, o estudante pode conhecer e aproveitar novas e divertidas formas de entretenimento. Filmes, peças de teatro, museus, festivais de música e danças são alguns dos eventos que ele pode desfrutar.

 

7. DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA INTERNACIONAL

O High School pode ser o pontapé inicial que o estudante precisa para fazer uma graduação no exterior, pois ele permite uma imersão no idioma e o prepara para enfrentar os métodos de avaliação das instituições de ensino internacionais.

Há escolas que oferecem disciplinas direcionadas para a área de atuação que o jovem pretende seguir, a fim de ajudá-lo a tomar a melhor decisão profissional.

Além disso, a facilidade também se estende ao mercado de trabalho. Na atualidade, as empresas procuram por estudantes com ótimo desempenho acadêmico e amplo conhecimento, mas aqueles que apresentam um currículo diversificado, com intercâmbio e fluência em outro idioma, têm mais possibilidades de se destacar e serem contratados por conta dos seus diferenciais.

 

8. AMIGOS PARA A VIDA TODA

Ao estudar em uma escola internacional, é possível fazer amizades com pessoas de diferentes origens que podem durar por toda a vida. Essa proximidade também ajuda a continuar praticando o idioma continuamente — fator imprescindível para manter a fluência na língua. Na etapa do intercâmbio, o aluno vai frequentar a instituição de ensino diariamente e criar duradouros laços afetivos.

É importante ressaltar que os amigos internacionais também podem se tornar bons contatos para o futuro do seu filho caso ele tenha interesse em se graduar ou trabalhar no exterior.

E aí, está convencido dos benefícios que o intercâmbio de High School oferece para o crescimento acadêmico e pessoal de um adolescente? Sem dúvidas, com essa experiência agregada ao currículo é possível abrir portas no mundo todo!

Gostou desse post? Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência para compartilhar? Deixe o seu comentário aqui embaixo e vamos conversar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *