O que esperar de um curso de inglês? Descubra!

8 dicas para vencer o medo de falar inglês de uma vez por todas
13 de junho de 2018
Aplicativos para aprender inglês funcionam? Entenda mais sobre isso
26 de junho de 2018

O que esperar de um curso de inglês? Descubra!

Quanto mais cedo uma pessoa aprende a segunda língua, mais chances ela tem de ser fluente. Nesse sentido, matricular o seu filho em um curso de inglês é essencial para conduzir o processo de aprendizagem de maneira apropriada.

Entrar em contato com a língua inglesa na infância ajuda a melhorar a autoestima, a desenvolver as habilidades cognitivas e na socialização. Com a constante evolução que ocorre nas técnicas de ensino, atualmente é possível encontrar cursos de inglês com diferentes focos, que vão desde estimular a conversação até vivenciar o idioma no seu cotidiano.

Diante de tantas opções disponíveis no mercado, é essencial conhecer o objetivo de cada modalidade de curso para verificar se está de acordo com o tipo de aprendizagem que você deseja para o seu filho. Confira abaixo, o que se pode esperar de um curso de inglês!

Incentivo a conversação

Como o próprio nome sugere, o curso com foco em conservação estimula o aluno a conversar em inglês o tempo todo na sala de aula, evitando o uso do português. Geralmente, o professor orienta a sua turma a praticar a língua até mesmo nos momentos de intervalo. Afinal, quanto mais se pratica, mais se aprende.

Nessa modalidade de aprendizagem, o estudante conversa com os seus colegas e professor, tendo a oportunidade de trabalhar o conteúdo que aprende durante as aulas. O instrutor está sempre presente para esclarecer as dúvidas e corrigir eventuais falhas.

Apesar de ser focado em conversação, não quer dizer que o aluno não terá acesso ao conteúdo gramatical, o que é feito por meio de materiais específicos. A vantagem desse curso é a possibilidade de treinar o inglês desde o primeiro dia de aula.

Integração de tecnologias à metodologia de estudo

A tecnologia chegou para ficar e ocupar todos os espaços, e não é diferente no âmbito do ensino — cada vez mais as instituições de educação adotam as ferramentas tecnológicas para melhorar o aprendizado do público jovem, que está o tempo todo conectado nas plataformas virtuais.

Nesse contexto, é muito importante que o curso de idioma integre as tecnologias à sua metodologia, visto que traz diversos benefícios ao ensino. Um exemplo de recurso tecnológico que já é utilizado nas aulas de inglês é a realidade virtual e aumentada, em que o aluno pode se sentir parte do que está aprendendo, pois ‘’entra’’ na situação trabalhada.

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com plataformas digitais para realizar as suas tarefas, acessar conteúdos virtuais e até mesmo para jogar games que incentivam a prática da língua inglesa.

Esse tipo de curso costuma ser eficiente e divertido, uma vez que permite que as crianças, adolescentes e jovens aprendam dentro de um cenário ao qual já estão acostumados. Dessa forma, aprender não se torna uma obrigação e algo chato, passando a ocorrer de forma natural.

Maior estímulo e contato com o idioma

Apesar de necessárias e importantes, apenas as aulas de inglês não são suficientes para ser fluente no idioma. Por isso, há cursos que proporcionam maior estímulo e contato com o idioma fora da escola para que os alunos se interessem em aprendê-lo em casa e demais ambientes.

Para viabilizar esse objetivo, algumas instituições aplicam o método flipped classroom que é muito famoso fora do Brasil e, em tradução livre, significa sala de aula invertida. A metodologia propõe que o aluno estude diariamente em casa, visando antecipar o seu conhecimento. Assim, quando ele estiver em aula, vai utilizar o tempo para esclarecer as suas dúvidas e colocar em prática o conteúdo que aprendeu.

Ao participar de um curso com essa metodologia, é necessário haver comprometimento do aluno e dos seus pais, de que ele vai estudar todos os dias, pelo menos, 30 minutos, que podem ser usados para leitura, treino da pronúncia, audição e prática da escrita.

Aulas adequadas à rotina

Na maioria das vezes, os cursos de inglês oferecem horários específicos para que os estudantes compareçam às aulas. Mas, devido a uma rotina cheia, nem sempre eles conseguem seguir à risca essa programação, quebrando a frequência de 100%, o que prejudica a sua aquisição de conhecimento.

Para se adaptar à rotina dos alunos, já existem cursos que os dão a possibilidade de fazer o seu próprio horário. Contar com uma carga horária flexível é fundamental para que a frequência de estudos seja mantida.

As aulas desse curso são elaboradas de acordo com o nível de conhecimento e disponibilidade do estudante, se adaptando ao seu perfil. O benefício dessa proposta é o fato de o aluno ser enxergado de forma individual, tendo as suas necessidades específicas levadas em consideração para que a sua evolução seja contínua. Se o seu filho tem dificuldade em pronúncia, o professor pode focar a aula nesse aspecto, por exemplo.

Entrega de resultados reais

Concluir um curso de inglês pressupõe que o aluno adquiriu todo o conhecimento necessário para dominar o idioma. Porém, em muitos casos, não acontece exatamente dessa forma. É comum encontrar pessoas que finalizaram o curso, receberam um diploma, mas não são fluentes na língua inglesa.

Para evitar que isso aconteça com os seus alunos, existem cursos que adotam métodos de avaliação que atestam se eles realmente estão aprendendo o conteúdo de modo eficaz e sairão da escola falando inglês, como a determinação de uma nota mínima para progredir para o próximo semestre, provas escritas e orais, e uma prova final para conferir a certificação de aprendizado.

Com isso, a instituição de ensino acompanha de perto o processo de aprendizagem dos seus estudantes, podendo fazer adaptações conforme as necessidades apresentadas por eles, garantindo que estejam prontos para usar o inglês em diferentes circunstâncias da sua vida, seja para assistir uma série em casa ou para fazer um intercâmbio.

O curso de inglês é capaz de abrir as portas para as pessoas, gerando oportunidades de realizações profissionais e pessoais. Contudo, para melhor aproveitar o aprendizado é preciso escolher uma modalidade que esteja de acordo com o seu perfil e objetivos.

Quer conhecer mais sobre o nosso curso de inglês? Entre em contato com o ICBEU e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Voltar

1 Comentário

  1. luana disse:

    muito obrigado pela informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *