COMO TIRAR O VISTO AMERICANO? PASSO A PASSO PARA O PROCESSO

Qual a melhor idade para aprender inglês?
5 de Abril de 2018
AULAS INDIVIDUAIS DE INGLÊS: 5 VANTAGENS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER
4 de Maio de 2018

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO? PASSO A PASSO PARA O PROCESSO

Viajar para os Estados Unidos é o sonho de consumo de muita gente. Quase 2 milhões de brasileiros têm ido para lá nos últimos anos. As cidades de Miami, Nova York e Orlando estão entre mais procuradas.

Embora entrar no país como turista seja bem mais fácil do que ter autorização para moradia, após as novas políticas para a entrada de estrangeiros impostas pelo governo Trump, a liberação de vistos para brasileiros, em geral, ficou um pouco mais burocrática e demorada.

Por isso, é preciso entender bem como tirar o visto americano para não errar. Afinal, um pequeno detalhe em desacordo pode render uma resposta negativa e muita frustração, além de perdas financeiras.

Para ajudá-lo, vamos explicar, neste post, o passo a passo de como tirar o visto americano, trazendo informações importantes sobre prazos, valores e o que deve ser feito em cada etapa do processo. Acompanhe and be welcome to the United States of America!

QUAL É O VISTO PARA TURISMO E SUA VALIDADE?

O processo de tirar o visto começa com a escolha do tipo de visto, que tem várias modalidades de acordo com a intenção do viajante. Nos casos do turismo de negócios e turismo de lazer, os vistos são o B1 e B2, respectivamente.

Esses vistos têm a validade de 10 anos e permitem a entrada e saída dos Estados Unidos quantas vezes forem necessárias nesse período. Porém, o tempo de permanência em solo americano depende dos agentes de imigração a cada viagem. Para o turismo, normalmente é concedido o prazo máximo de 6 meses.

Além desses, existem outros tipos de visto. No site da embaixada e dos consulados dos Estados Unidos no Brasil, você pode verificar com mais detalhes as outras categorias.

TIRAR O VISTO É DEMORADO?

O tempo da resposta é relativo e vai depender do ritmo de trabalho da embaixada norte-americana e dos consulados. Por isso, a recomendação é que você só feche seu pacote de viagem e compre as passagens quando tiver a confirmação do visto.

Sendo assim, se você tem a intenção de viajar para os Estados Unidos, solicite o visto o quanto antes. No site oficial da emissão de vistos americanos há uma área chamada “Tempo de Espera para Vistos”, por onde você pode acompanhar o processo, caso sua solicitação seja aprovada. Se houver exigências extras, o prazo para emissão do visto pode se estender por 60 dias ou mais.

O VISTO GARANTE MINHA ENTRADA NOS ESTADOS UNIDOS?

Na verdade, não. Mesmo que você tenha o visto em mãos, quem aprova sua entrada é o agente de imigração, no aeroporto. Porém, isso não é motivo de tanta preocupação, porque o serviço de imigração utiliza os mesmos critérios que os da embaixada e dos consulados no Brasil. Se estiver tudo certo, provavelmente você não terá problemas.

O QUE É NECESSÁRIO FAZER PARA OBTER O VISTO?

VERIFIQUE A DATA DO SEU PASSAPORTE

Sem o passaporte válido, você não pode nem pensar em solicitar o visto americano. Por isso, seu passaporte tem que estar válido, pelo menos, até o retorno da viagem. Então, o melhor é ter um passaporte com validade mais extensa. Para solicitar a emissão do documento ou tirar dúvidas sobre a validade, acesse o site da Polícia Federal.

PREENCHA O FORMULÁRIO DS-160

A primeira coisa a fazer para solicitar seu visto é preencher o formulário DS-160, encontrado nosite oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano. O preenchimento é em inglês, mas se você passar o cursor sobre cada pergunta aparece a tradução em português.

Antes de começar a preencher, certifique-se de ter em mãos todas as informações solicitadas, como seu passaporte e documentos que comprovem residência no Brasil. Também adicione ao formulário os destinos que você pretende conhecer nos Estados Unidos, ainda que a embaixada não exija comprovação (se não souber responda “N/A”).

Não cometa erros, inclusive de ortografia, pois isso atrasa o processo. Você tem várias chances de revisar suas informações, já que é permitido salvar o formulário para terminar de preenchê-lo posteriormente. Além disso, não se esqueça de anotar o ID que aparece na tela, pois esse número será essencial para o agendamento da entrevista.

PAGUE A TAXA DE SOLICITAÇÃO DE VISTO (MRV)

Uma vez preenchido o DS-160, é hora de criar uma conta no site de solicitação de entrevistas. Ali, você poderá pagar a taxa de solicitação de Visto Não Imigrante (MRV). O preço é de U$160,00 (cerca de R$520,00). Dependendo do visto, há taxas adicionais. Para ter maior agilidade, procure pagar com cartão de crédito. Há a possibilidade de pagar com boleto bancário, mas o consulado pode levar até 3 dias para confirmar o recebimento.

AGENDE A ENTREVISTA

O próximo passo é marcar seu agendamento no Centro de Solicitação de Visto (CASV), onde você vai deixar suas digitais e tirar sua foto. Depois, precisará agendar a entrevista no consuladomais próximo de você (Atenção! Jovens menores de 14 anos ou idosos maiores de 79 anos estão isentos). Todas as entrevistas são presenciais e feitas com data e hora marcadas. Há seções consulares nas cidades de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

SEPARE A DOCUMENTAÇÃO

Para evitar ter o visto negado na hora da entrevista, separe toda a documentação a ser apresentada. É indispensável levar:

  • passaporte válido;
  • página de confirmação do preenchimento do DS-160;
  • página de confirmação do agendamento;
  • documentos que comprovem vínculos com o Brasil, como: comprovação de propriedade imobiliária; carteira de trabalho; comprovante de cursos de graduação ou pós-graduação; certidão de filhos que permanecerão no Brasil; declaração de IR; registro de automóvel em seu nome; para autônomos, algum documento que comprove sua atividade profissional.

Se outra pessoa estiver pagando sua viagem, é necessário apresentar os mesmos documentos recomendados aos solicitantes.

FAÇA A ENTREVISTA

Depois de ter passado pelo CASV, que está localizado nas mesmas cidades da embaixada e dos consulados, é hora de fazer a entrevista.

Esse é o ponto que deixa as pessoas mais apreensivas. O intuito da entrevista é saber quais suas reais intenções em visitar os Estados Unidos e checar se suas informações são verdadeiras e estão corretas. Normalmente, é um processo rápido em que o solicitante responde algumas perguntas, como:

  • Por que quer ir para os Estados Unidos?
  • Quando vai e quanto tempo pretende ficar?
  • Onde vai se hospedar (hotel, casa de família etc.)?
  • Vai sozinho ou com alguém? Se vai acompanhado, qual sua relação com os acompanhantes?
  • Que cidades vai visitar?
  • Quem está pagando a viagem?
  • Onde trabalha?
  • Quanto dinheiro vai levar?
  • Há bens em seu nome?
  • Tem filhos?
  • Se for uma mulher casada viajando sozinha, é possível que se questione sobre seu cônjuge.

RETIRE O DOCUMENTO

Uma vez aprovado seu visto, agora é hora de esperar o documento ficar pronto. No site de agendamento, você vai indicar o local onde gostaria de receber. Outra opção é retirá-lo no CASV. Para isso, basta acessar sua conta de agendamento e marcar a data de retirada de seu documento.

Nesse caso, você precisará entrar frequentemente no site e ver se já está habilitada a retirada. Depois da entrevista, o visto costuma ficar pronto em 10 dias úteis.

Agora que você já aprendeu como tirar o visto americano, não perca tempo em realizar a tão sonhada viagem para os Estados Unidos! Porém, lembre-se de que é necessário dominar o inglês para fazer bonito lá fora. Então, curta nossa página no Facebook e fique ligado em muitas novidades para aperfeiçoar o idioma!

8 Comentários

  1. alina disse:

    Muito Interessante seu site.Gostei muito e vou acompanhar toda semana as novidades.

  2. Jose Maciel de Mello disse:

    Grato. São ótimas informações.

  3. Murilo Alves disse:

    Muito obrigado pela Dicas

  4. Sandra Regina disse:

    Parabens , Voces são otimos!

  5. Esse site é muito bom mesmo. Tem informação atual e de muita qualidade. Abraço e sucesso

  6. Renato Passos disse:

    Voce acha necessário agenciar alguma empresa para ajudar no processo de solicitação do visto?

    • admin disse:

      Olá Renato, tudo bom?
      O processo para a conseguir o visto não é difícil, além de haver vários documentos e tutoriais na internet que poderão dar um suporte a você.
      Sugiro dar uma olhadinha nessa documentos e ficar com os dedos cruzados para dar tudo certo, rs.

  7. Sandro Viera disse:

    Obrigado pelas dicas aqui do site, pois são de muita importancia, porque ajuda o publico nesse assunto. Sempre pesquiso boas matéria e aqui vi isso e organização com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *