Literatura: 6 livros para aprender inglês com facilidade

3 maneiras de aprender inglês fora da sala de aula
13/12/2017
Entenda como aulas presenciais favorecem o aprendizado de inglês
04/01/2018
3 maneiras de aprender inglês fora da sala de aula
13/12/2017
Entenda como aulas presenciais favorecem o aprendizado de inglês
04/01/2018

Literatura: 6 livros para aprender inglês com facilidade

A infância é a melhor época para conhecer outro idioma, pois é quando a criança tem mais facilidade para absorver tudo que aprende. Se você quer estimular o seu filho a falar uma língua estrangeira, uma boa dica é usar livros de literatura para aprender inglês.

Ler obras em inglês irá ajudar seu filho a melhorar suas habilidades cognitivas, como memória, atenção, compreensão e percepção, além de tornar o processo de aprendizado mais eficiente.

A leitura em inglês permite que a criança aprimore os seus conhecimentos em gramática e vocabulário e aperfeiçoe suas habilidades de escrever e de compreensão oral, uma vez que os seus ouvidos ficarão mais habituados à sonoridade das palavras, tornando-se mais fácil de reconhecê-las.

 

Confira 6 livros de literatura para o seu filho começar a ler e falar em inglês!

1. Harry Potter é uma série de livros para aprender inglês de forma dinâmica

A série de livros Harry Potter, escritos pela autora britânica J. K. Rowling, é composta por sete volumes e é tida como uma das melhores obras literárias para se aprender inglês.

O romance de alta fantasia narra as aventuras vividas por Harry James Potter, um jovem bruxo, que aos 11 anos foi convidado a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

A estória principal se desenrola em torno das amizades de Harry com outros dois bruxos da sua idade, Hermione Granger e Ronald Weasley, e também com Alvo Dumbledore, diretor de Hogwarts, considerado o maior dos magos.

A obra também aborda os conflitos do bruxo com o vilão Lord Voldemort, que almeja ser imortal, assumir o comando o mundo dos bruxos, dominar as pessoas não mágicas e destruir aqueles que o impedem de conquistar os seus objetivos, incluindo Harry Potter, seu principal rival.

A saga Harry Potter ajuda no aprendizado da língua inglesa por ser uma obra muito criativa e dinâmica, que prende a atenção da criança, e, consequentemente, faz com que ela fixe em sua memória as expressões utilizadas nos diálogos entre os personagens.

A estória se passa na Inglaterra e traz diversas referências culturais desse país, fazendo com que o leitor se aprofunde nos hábitos e costumes locais.

2. The Old Man and the Sea ajuda a enriquecer o vocabulário

Para quem deseja aprender inglês a partir de uma obra clássica, uma opção é The Old Man and the Sea, escrito por Ernest Hemingway. Esse livro é conhecido em todo o mundo e trata da amizade de um senhor pescador com um amigo mais jovem e que busca ajudá-lo em uma fase de dificuldade.

O romance foi produzido em 1951, em Cuba, e é um dos mais populares do autor, sendo lido na escola por praticamente todos os falantes nativos de inglês. A obra tem um vocabulário bastante detalhado e uma linguagem mais complexa, o que é fundamental para ajudar o leitor a aprender novas palavras e ter acesso às expressões idiomáticas mais difíceis, de modo a enriquecer o seu repertório linguístico.

3. Peter Pan incentiva o aprendizado do idioma de maneira divertida

O livro Peter Pan, de J. M. Barrie, é famoso no mundo inteiro, e também está disponível em filmes e desenhos. A estória fala das peripécias vividas por três irmãos: Miguel, João e Wendy. O personagem principal é um jovem que se recusa a crescer e passa a vida toda encarando aventuras incríveis.

Essa leitura é indicada para crianças que estão aprendendo as primeiras palavras em inglês, pois tem um vocabulário mais simples e apresenta um apelo bastante infantil. A obra de ficção tem muitas situações divertidas, possibilitando que o aprendizado ocorra recreativamente e com leveza.

4. The Happy Prince and Other Tales é perfeito para conhecer a cultura de outro país

Escrito por Oscar Wilde, The Happy Prince and Other Tales é um dos livros mais célebres da língua inglesa. O livro do escritor inglês foi publicado em 1888 e é um sucesso até os dias atuais, se destacando por narrar a curiosa relação entre uma estátua falante e um passarinho. A obra é recheada de contos que ilustram muito bem os lugares que o autor visitou e usou como fonte de inspiração.

Ao ler os contos do livro, o leitor poderá embarcar em uma viagem pela Irlanda, palco da maioria das estórias contadas. Com isso, a criança se aproxima das referências locais e culturais do país, aumentando o seu repertório da língua estrangeira e de como ela é aplicada de diferentes formas de acordo com cada nacionalidade.

5. Charlotte’s Web traz um vocabulário simples e fácil de absorver

O livro Charlotte’s Web, do autor norte-americano Elwyn Brooks White, é mais um clássico da literatura em inglês. O livro serviu de inspiração para o filme A Menina e o Porquinho, contando a bela amizade existente entre uma menina, uma aranha e um porquinho.

Essa leitura é bastante indicada para o público infantil pelo fato de ter um enredo e estilo simples, sendo ideal para aprender novos termos e expressões. A estória é dinâmica, divertida e capaz de mexer com o imaginário das crianças, estimulando a criatividade delas, em inglês.

6. Pollyanna ensina inglês e bons princípios

Considerado uma obra-prima da literatura infanto-juvenil, Pollyanna, escrito por Eleanor H. Porter e publicado em 1913, o livro traz à tona a vida de uma menina que busca ensinar as pessoas com o que intitula de “jogo contente”. Órfã e pobre, aos 11 anos a personagem principal muda de cidade e vai morar com uma tia rica e muito severa.

Pollyanna tenta ensinar a todos que conhece a tirar algo de bom de tudo que lhes acontece, até mesmo das coisas ruins. A escritora norte-americana tinha origem presbiteriana e buscava transmitir valores cristãos como, por exemplo, o amor, a felicidade e o bem, conforme fica nítido nesse livro.

Recorrer aos livros para aprender inglês é uma ótima forma de ajudar o seu filho a ampliar a seu vocabulário da língua estrangeira, adquirir conhecimento enquanto se diverte e desenvolver novas visões de mundo. Para tornar o aprendizado mais eficiente, o ideal é optar por livros que acompanham a faixa etária e o desenvolvimento linguístico da criança.

Gostou deste post? Siga nosso Facebook, Twitter e Instagram e receba conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =