3 maneiras de aprender inglês fora da sala de aula

POR QUE ESTUDAR INGLÊS AMERICANO?
5 de dezembro de 2017
Literatura: 6 livros para aprender inglês com facilidade
21 de dezembro de 2017

3 maneiras de aprender inglês fora da sala de aula

O inglês é o segundo idioma mais falado no mundo, e trará muitos benefícios ao seu filho, não só no futuro, para a inserção no mercado de trabalho, mas também como uma forma de enriquecimento pessoal e interação com o mundo.

A maneira mais tradicional — e eficaz — de aprender a língua é na sala de aula, mas é muito importante aprimorar-se fora dela. Seja para não esquecer o que foi ensinado pelo professor, ou mesmo para aprender novas expressões.

Algumas crianças têm mais dificuldade de assimilar um idioma de forma rápida e permanente, assim, é necessário que haja uma ajuda dos pais no dia a dia.

Pensando nisso, preparamos este post com 3 maneiras infalíveis de aprender inglês fora da sala de aula. Vamos lá?

1. Músicas

Quem não gosta de música, não é mesmo? Pois saiba que ela pode ser uma ferramenta muito poderosa para aprender várias coisas — inclusive o inglês.

Para quem está começando, o ideal é escolher músicas que sejam mais lentas e de fácil compreensão, além de um estilo que agrade quem precisa aprender, claro. Com essa combinação fica mais simples e divertido o aprendizado.

Aprender a ouvir a música

Quando escutamos uma música, a parte do cérebro relacionada ao prazer é despertada, e é natural não escutar a letra tão atentamente. Esse é um dos segredos na hora de aprender inglês: ter atenção total na letra na hora que estiver estudando.

Enquanto escuta a música, o seu filho pode treinar transcrevendo a letra em um caderno ou no próprio computador, pausando e voltando quando necessário. Assim, é possível aprender a escrever novas expressões e treinar o que já se sabe.

Fazer a leitura da letra anotando

Após ouvir a música com bastante atenção, é importante ler a letra algumas vezes. Na internet é possível encontrar praticamente todas as canções — até mesmo as mais desconhecidas.

Depois disso, é importante anotar as palavras que despertaram interesse e também tudo o que gerou dúvidas, buscando o significado de todas elas. Essa técnica é boa porque aguça a curiosidade e aumenta, de forma natural, a quantidade de informações assimiladas.

Traduzir a letra

Com a letra original em mãos, sem a tradução, a pessoa deve pegar um dicionário ou usar ferramentas online para auxiliá-la na tradução para o português.

Depois disso, a letra traduzida do site deve ser comparada com a tradução feita, de modo que se analise o quanto elas se aproximaram.

Não se preocupe caso a tradução não tenha ficado tão boa. Lembre-se que durante a aprendizagem de um idioma novo isso é extremamente comum. Aliás, o objetivo dessa técnica é exatamente esse: aprender com os erros para melhorar as traduções.

Cantar junto com a canção

Essa talvez seja a parte mais divertida: cantar em alto e bom som junto com a música e lendo a letra. Desse maneira, é possível aprimorar bastante a fluência na fala.

Repetir esse processo várias vezes para tirar o máximo de proveito da música é um valioso instrumento de aprendizado da língua estrangeira.

 

2. Filmes e séries

Outro método prazeroso para aprimorar o inglês é assistindo filmes e séries. E o bom é que a maioria dessas produções possuem justamente o inglês como língua original.

Para quem nunca estudou ou está iniciando o aprendizado não é tão simples assistir algo em inglês. Há práticas que devem ser feitas na hora de assisti-los para que se consiga aprender. Veja algumas delas a seguir:

Escolher um filme ou série com o gênero conhecido

O filme ou série escolhida deve ter a trama em um gênero ou cultura com a qual a criança já tenha uma certa “intimidade”. Caso o contrário, podem surgir gírias que a deixarão perdida, e que, na maioria das vezes, não é importante para o seu aprendizado.

Utilizar as legendas

Colocar as legendas em português e assistir com o áudio original é indicado para quem está nessa jornada e precisa educar a sua audição. O contrário também pode ser feito.

Ver filmes curtos

Essa dica é para quem não entende quase nada do idioma: ver filmes de curta duração, de 5 a 15 minutos é o ideal. São mais simples e não precisa prestar atenção na língua por quase duas horas, como em um longa-metragem.

Fazer uma sinopse

Uma atividade divertida e eficiente é fazer sinopses dos filmes ou episódios de séries assistidos. Mesmo que o vocabulário ainda não seja dos melhores, é importante não desanimar e escrever pequenas frases relembrando o que viu.

Se o seu filho achar muito complicado, diga a ele para fazer as anotações durante o filme em português e depois tentar traduzi-las.

Observar a pronúncia

O inglês do seu filho pode estar correto, mas se a pronuncia não for feita da maneira certa, os nativos não vão entender. Por isso, é essencial observar a entonação dos personagens para melhorar a conversação.

 

3. Tecnologia

A tecnologia está ao nosso lado em vários aspectos do nosso dia a dia, e com o inglês não é diferente. Entretanto, com a variedade de ferramentas disponíveis, isso pode mais atrapalhar do que ajudar quando não há um foco.

Por isso, é imprescindível selecionar apenas algumas opções tecnológicas para esse momento. Confira algumas alternativas:
Aplicativos

Há diversos aplicativos gratuitos para facilitar sua vida nessa jornada! Um dos mais conhecidos, é o Duolingo. Ele funciona como um jogo, onde o usuário vai avançando os níveis do idioma, tornando o aprendizado bem divertido.

Como os exercícios começam de maneira bem básica e infantil, e vão evoluindo conforme o usuário for acertando as respostas, é possível que pessoas de todos os níveis de inglês possam aprender com o aplicativo.

Ferramentas online

Na internet, você encontra várias ferramentas online que auxiliam no aprimoramento da escrita, como o Write&Improve. O recurso é gratuito e funciona corrigindo redações, além de fornecer um feedback do que pode ser aperfeiçoado no vocabulário e na gramática.

Ficou com alguma dúvida a respeito das nossas dicas para aprender inglês fora da sala de aula? Tem alguma sugestão ou outra dica? Comenta aqui embaixo no post que nós te responderemos.

3 Comentários

  1. Jan Zac disse:

    Hello ,

    I saw your tweets and thought I will check your website. Have to say it looks very good!
    I’m also interested in this topic and have recently started my journey as young entrepreneur.

    I’m also looking for the ways on how to promote my website. I have tried AdSense and Facebok Ads, however it is getting very expensive. Was thinking about starting using analytics. Do you recommend it?
    Can you recommend something what works best for you?

    I also want to improve SEO of my website. Would appreciate, if you can have a quick look at my website and give me an advice what I should improve: http://janzac.com/
    (Recently I have added a new page about FutureNet and the way how users can make money on this social networking portal.)

    I have subscribed to your newsletter. 🙂

    Hope to hear from you soon.

    P.S.
    Maybe I will add link to your website on my website and you will add link to my website on your website? It will improve SEO of our websites, right? What do you think?

    Regards
    Jan Zac

  2. boruto disse:

    very good your article won Won another reader

  3. Adorando o site de vocês, parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *