Por que aprender inglês? Saiba as vantagens de dominar a língua!

ICBEU comemora 68 anos e abre Projeto Abraham Lincoln 2017
24/08/2017
Alunos do Projeto Abraham Lincoln comemoram o Thanksgiving de maneira especial.
23/11/2017
ICBEU comemora 68 anos e abre Projeto Abraham Lincoln 2017
24/08/2017
Alunos do Projeto Abraham Lincoln comemoram o Thanksgiving de maneira especial.
23/11/2017

Por que aprender inglês? Saiba as vantagens de dominar a língua!

O inglês é a língua oficial de algumas das nações mais poderosas do mundo, como os Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, mas sua influência vai muito além das fronteiras desses países. Falado por mais de um bilhão e meio de pessoas, é o idioma predominante em negociações e transações internacionais, ocupando posição de destaque no cenário econômico e geopolítico mundial.

Além disso, os avanços tecnológicos da nossa era encurtaram distâncias, e diferentes visões de mundo se tornaram mais acessíveis. Saber inglês é crucial para a compreensão adequada de todos esses estímulos, pois possibilita a comunicação entre povos e o saudável intercâmbio cultural.

Ficar de fora desse mundo, definitivamente, não é uma boa ideia. Conheça a seguir algumas das principais vantagens de aprender inglês e decida tornar-se bilíngue de uma vez por todas. Boa leitura!

1. Maiores chances de sucesso na carreira

O inglês é utilizado por grandes empresas na comunicação com fornecedores, clientes e prestadores de serviço espalhados por todos os cantos do planeta. Isso explica por que habilidades linguísticas são consideradas fundamentais nos processos seletivos em mais de um terço das organizações do mundo.

Em síntese, o inglês é a língua mundial dos negócios e do mercado de trabalho.

Pesquisas revelam ainda que profissionais com domínio da língua inglesa ganham salários em média 10% mais altos quando comparados ao de seus pares que não dominam o idioma. Em alguns países, essa diferença pode chegar a mais de 100%.

Se você quer alavancar sua carreira e concorrer às melhores oportunidades, aprender inglês é exatamente o que precisa para atingir seus objetivos.

2. Acesso a conteúdo e conhecimento

Estima-se que 55% do conteúdo disponibilizado na internet esteja em inglês. Saber a língua é, portanto, obter acesso direto a sites, blogs, podcasts, jornais e canais de vídeo de todos os tipos e lugares, o que possibilita o recebimento e a interpretação de informações, notícias e novidades de grande utilidade no dia a dia.

O inglês é também a língua da ciência e da tecnologia. Dados divulgados pelo Instituto de Informação Científica (ISI, na sigla em inglês) informam que 95% dos artigos e revistas científicas são escritos na língua inglesa, embora somente metade sejam oriundos de países que a têm como idioma oficial.

E não para por aí! A leitura de inúmeros manuais técnicos, guias de produtos, tutoriais de softwares e sites de compras, entre muitos outros materiais comumente disponibilizados em inglês, só é possível para aqueles que dominam o idioma.

3. Oportunidades de estudo no exterior

Falar inglês é condição indispensável para ingressar nas melhores universidades do mundo, estejam elas em países de língua inglesa ou não. Dominar o idioma significa estar apto a estudar em instituições de renome como Harvard, MIT e Oxford, o que torna qualquer currículo mais atraente. Uma vantagem e tanto, não é mesmo?

Mas fique atento, pois para conquistar uma dessas vagas não basta “apenas” falar inglês, é necessário também comprovar a proficiência na língua. Para isso existem os certificados internacionais, que asseguram que o candidato tem o conhecimento necessário para acompanhar as aulas no mesmo ritmo de seus companheiros de turma.

4. Inglês é a língua das relações internacionais

O inglês é uma das seis línguas oficiais da ONU, a Organização das Nações Unidas, responsável por promover debates sobre temas como segurança internacional, desenvolvimento econômico e direitos humanos. Isso significa que reuniões e conferências da entidade são realizadas em inglês, e que documentos e comunicados oficiais feitos por ela são publicados no idioma.

Consequentemente, a importância da língua inglesa em discussões políticas e diplomáticas é enorme. Se você acompanha esses assuntos ou até mesmo sonha com uma carreira no órgão, saber inglês é uma habilidade imprescindível.

5. Viagens e contato com novas culturas

Viagens internacionais impactam positivamente a vida e a carreira. A vivência de uma nova realidade e contato com pessoas dotadas de diferentes pontos de vista, mesmo que por poucos dias, expande horizontes e abre a mente a outras perspectivas, moldando comportamentos e atitudes. São benefícios de valor incalculável.

Falar inglês é fundamental nesse tipo de viagem, pois por meio dele você conseguirá se comunicar, pedir informações, interagir com a população, se alimentar e se locomover em territórios desconhecidos, sem maiores problemas.

Por outro lado, pessoas que não falam a língua dependerão de gestos, traduções e da ajuda de nativos para desempenhar as tarefas mais básicas, além de terem grandes dificuldades para conhecer de forma aprofundada hábitos e costumes locais.

Aprenda a falar inglês e prepare-se para ganhar o mundo!

6. Acesso a filmes, livros e músicas

Que tal assistir a grandes clássicos do cinema ou às melhores séries da atualidade sem precisar de legendas? Ou então ler alguns dos maiores clássicos da literatura no idioma original ou ainda ser capaz de entender as músicas dos seus artistas favoritos sem depender das traduções? Essas são possibilidades reais para aqueles que dominam a língua inglesa.

Além de serem fonte de lazer e enriquecimento cultural, obras literárias, musicais e audiovisuais também podem ser usados como ferramentas de estudos, o que torna o processo de aprendizado muito mais divertido e natural.

7. Aprender inglês faz bem para o cérebro

Estudos evidenciam que o aprendizado de uma nova língua é extremamente benéfico para o cérebro, ajudando no desenvolvimento de habilidades cognitivas e melhorando as respostas a estímulos mentais em crianças e adultos. Em outras palavras, pessoas bilíngues acabam se tornando mais inteligentes.

Isso se deve principalmente ao fato de os dois idiomas ficarem ativos no cérebro simultaneamente, mesmo quando apenas um deles está sendo usado. Para que um não interfira no outro, o que geraria confusão mental, mecanismos de controle são criados e ativados a todo momento, o que funciona como um incentivo à atividade cerebral.

Além da influência positiva em aspectos como atenção, concentração e tomada de decisão, esse poderoso estímulo também pode ter importante papel na prevenção de doenças como demência e Alzheimer.

A importância de aprender inglês é enorme, e as evidências estão por toda parte. Dominar a língua é a chave para o acesso a inúmeras possibilidades, trazendo crescimento cultural e melhores colocações no mercado de trabalho.

Os benefícios para a vida social também são significativos, com o aumento da rede de contatos e interação com diferentes formas de agir e pensar, o que resulta em um maior grau de empatia e tolerância com nossos semelhantes.

Além disso, a evolução passo a passo por meio das etapas rumo ao domínio do idioma trará grande satisfação pessoal e aumento da confiança, o que será um estímulo para a conquista dos próximos objetivos. Portanto, mãos à obra e bons estudos!

E então, decidiu aprender inglês? Entre em contato conosco e solicite mais informações sobre como estudar o idioma de forma estimulante e eficaz. Será um prazer atendê-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − sete =